quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

*** DICAS & MACETES ***



*VERNIZ FANTASIA* - FABRIQUE O SEU

DICA DA RITA NOGUEIRA:
Pegue um pouco de verniz acrílico e coloque num vidrinho pequeno.Pegue uma boa pitada de glitter (da cor desejada) e coloque também no vidrinho. Tampe e agite bem. Está prontinho para uso o seu verniz fantasia por um custo quase zero. É só passar com um pincel super macio na sua peça. Seque e se desejar passe uma segunda demão, caso contrário passe o verniz acrílico puro ou laca acrílica ou verniz geral por cima.



MANCHANDO O PAPEL - DICA DA ELISA

Meninas, eu dou aulas de artesanato e sempre aprendemos macetezinhos com erros nossos, né não?
Uma de minhas alunas sempre manchava o papel qdo ia impermeabilizá-lo. A bendita goma laca parecia virar melado na mão dela.
Como não era algo incomum, fui testar.
Resultado: impermeabilizar com termolina leitosa era bem mais fácil!
Faço até em xerox comum. Detalhe, se for usar verniz à base de solvente ou vidro líquido, certifique-se de usar a bendita goma laca, mas por cima da termolina ela não deixa tanta marca de pincel! 




SOBRE A COLA MURAL EXTERIOR (rótulo verde)

DICA DA ROSA MARIA:
Essa colinha tem o preço meio salgado, portanto, é bom esclarecer sobre a utilização correta da mesma, para que se possa usufruir de todos os benefícios do produto em questão.

A cola de rótulo verde da Mural é uma cola para a utilização SECA. Ela cola sobre pressão.
1-Vc passa a cola na superfície com pincel
2-Vc deixa a cola secar. Ela é de secagem rápida.
3-Vc posiciona o guardanapo, tira, bota...reposiciona, já que ela está seca.
4-Encontrado o local desejado, posicione o guardanapo e com a espátula de teflon ( tb da mural ), faça pressão sobre toda a área do guardanapo.

NEM SE PREOCUPE, O GUARDANAPO NÃO RASGA E FICA LISINHO QUE NEM BUNDINHA DE NENÉM, e detalhe.... não precisa interpor nada entre o guardanapo e a espátula ( o preço tb é salgadinho ).

Muitas pessoas estão usando a colinha como mais uma colinha para decoupage... nesse caso existem outras tão eficientes quanto e mais baratinhas.... porém, para quem tem dificuldade com o guardanapo, recomendo.



PARA DIVIDIR ÁREAS RETAS - DICA DA MARINA

PARA DIVIDIR ÁREAS RETAS, COMPONDO PROJETOS DE PATCHWORK, ETC.
NÃO VI NADA MELHOR QUE A FITA MÁGICA. A TINTA NÃO PASSA. É SÓ ALISAR COM O DEDO.
UM SEGREDINHO: SE FOR FAZER SOMBRA, FAÇA ANTES DE RETIRAR A FITA.
FICA RETINHA.
EIS A BICHINHA:


AQUI A SOMBRA RETINHA, FEITA COM A FITA MÁGICA AINDA APLICADA:




PINCÉIS - CUIDEM BEM DELES!

DICA DA MARINA:
Os pincéis significam 50% do resultado do seu trabalho, e como os melhores são caros, precisamos tratá-los com cuidado e carinho.
Para a pintura em madeira, os melhores são os de cerdas sintéticas pois são macios e firmes. Os de cerdas naturais desgastam muito rápido e são moles, dificultando o desempenho das técnicas de madeira.
Tenha os melhores que você possa comprar e nunca esqueça de hidratá-los antes de pintar, pois isto facilita a pintura e aumenta muito a vida útiL do seu pincel.
Pelo menos uma vez por mês ou por semana (se vc usá-los muito) passe condicionador para cabelos, deixe descansar uns 10 minutinhos e lave-os.
SEMPRE seque o pincel com um pano, alisando as cerdas para que elas sequem no lugar correto. NUNCA DEIXE SECAR COM AS CERDAS VIRADAS PARA CIMA - porque a água escorre na virola, que apodrece e solta as cerdas.
Hidratando os pincéis:
Coloque-os na água por 1 a 2 minutos, até a altura da virola do pincel, sem deixar as cerdas dobradas (para isso não há nada melhor que os tanquinhos). Somente os pincéis para luz e sombra, e o Deerfoot (pata de vaca) não deverão seguir este procedimento.
Conserve seus pincéis sempre limpos, lavando-os após cada sessão de pintura com água e sabão neutro (ou produtos especiais para esta finalidade), utilizando um tanquinho, esfregando-os no sentido das cerdas.
Uma dica muito legal é utilizar o "Limpa Pincel" da Condor, ele limpa profundamente seu pincel removendo o acúmulo de tinta entre a ponta e a virola do pincel. Ele também pode ser substituído por um pente de careca (que vc encontra em lojas de 1,99 ou farmácias)




LIXA - DICA DA MARCIA APARÍCIO

Na falta da lixa 400 para aveludar a peça, uso papel de pão, aqueles pardos ou de envelope de correspondência, pardo também. Fica muito bom!
Esses dias li que mesmo usando produtos à base de água, o ideal é utilizar máscaras. Pois com o tempo podem causar alguns danos à saúde, principalmente em quem é alérgico como eu! De preferência, aquelas que tem carvão ativo. Custa mais caro, mas é o que há em máscara. E após o uso guardá-la no saquinho fechado! Para não perder a ativação do carvão!




FITA CREPE - DICA DA MARINA

SE VC QUISER USAR A FITA CREPE PARA FAZER LISTRAS (PARA FAZER SOMBRA EU JÁ NÃO GARANTO), OU DEMARACAR ÁREAS, USE UMA BORRACHA BRANCA (DAQUELAS MAIS BARATINHAS) E ALISE A FITA CREPE COM ESSA BORRRACHA. EVITA O VAZAMENTO DA TINTA.
NO TÓPICO DOS VÍDEOS INTERESSANTES TEM UM VÍDEO MOSTRANDO ESTA DICA, AO FAZER MARCAÇÕES PARA LISTRAS.




GEL PARA MATIZAR - DICA DA TANIA ISLAS

Pra substituir o gel matizador, use gel de cabelo incolor, sem cheiro.
É ótimo pra fazer a pátina do plástico e sombreados!
Também serve para conservar pincéis. Passe o gel no pincel lavado e seco e penteie o mesmo.




PINCEL DE LUZ SECA - DICA DA LAURINHA

O pincel de luz seca é o do tipo Condor 462 ou o Tigre 803.
A luz seca "ilumina" as áreas da pintura, como se nelas incidisse luz.
O pincel deve ser passado direto na tinta (sem estar úmido em água) e não pode ser lavado antes do fim do trabalho. O movimento é deitado e girando o pincel, depois de molhá-lo na tinta e secá-lo, quase completamente, no papel toalha.
O pincel deve ficar levemente sujo, como se fosse para fazer a pátina seca.



PARA MAIS DICAS, CLIQUE  NO LINK ABAIXO...


http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=92119544&tid=5381720573582341389&na=3&nst=11&nid=92119544-5381720573582341389-5381730709705159949


Um comentário:

  1. Olá assisti um vídeo ensinando a fazer decoupage em chinelo indicando o uso da cola mural exterior dizendo que leva 72 horas para secar só que ela não seca continua pegando, sabe porque, poderia me ajudar ou me dar uma sugestão? Pois quem postou o vídeo não responde nada e muito menos a artesã!

    ResponderExcluir